sábado, 3 de outubro de 2009

O reconhecimento de mim mesma e a minha decisão.

Boa tarde a todos os leitores. Resolvi iniciar este blogue pois sei como é deficil tomar as decisões que tomei, porque quero mostrar às pessoas os pequenos momentos que alguns nos fazem passar, momentos em que temos que despir-nos de preconceitos e admitir o que temos de errado, momentos em que temos que deixar cair a máscara e deixar a alma nua e sobretudo expor o corpo.

Falo de DIETA. Parece um tema simples, fácil de encarar, fácil de iniciar e tão banalizado. Pois eu digo NÃO. Aqui, neste diário da minha mudança, vou dizer coisas que nunca disse antes e abrir o jogo. Primeiro passo a contar-vos um pouco daquilo que tem sido a minha silhueta =)

Quando era criança e até cerca dos 10/12 anos de idade (quando iniciei a puberdade) era uma magricela. As pessoas chegavam a perguntar a minha mãe se ela não me dava vitaminas ou cenas dessas para engordar. Tinha uma vida activa na àrea de desporto, desde patinagem, ginástica acrobática, a vela e ténis entre outros. Sempre tive um corpo mais desenvolvido que a maioria das minhas amigas e nunca tive problemas com isso. Até que, quando comecei a entrar na puberdade, comecei também a ganhar peso, e com 12 anos e cerca de 1,60m engordei 10kg. Pesava agora entre 60 a 65kg.

E a partir daí nunca mais voltei a ter controlo sobre o meu peso. No inicio não me incomodava pois simplesmente vestia mais um ou dois números que as minhas amigas. Não era gorda, era mais desenvolvida e maior que elas. Não tinha uma barriga grande, não tinha celulite, não tinha os braços gordos e não tinha problemas em vestir qualquer roupa mas em vez de ser para 12 anos era para 16. Mantive este peso até aos 17/18 anos altura em que pesava entre os 70 e os 75kg.

Comecei então a preocupar-me com a minha imagem, ou então não! LOL Sempre tive muitos amigos, namorados e pretendentes também não faltavam. Factor social, foi este que me levou a desleixar-me. Nunca senti necessidade de ser mais magra. O meu peso e corpo não me impediam de nada na altura. Tenho uma cara muito bonita, em geral sou uma pessoa bem disposta, divertida, epah aquelas coisas todas que nos fazem achar que estamos bem e que não precisamos mudar. "Ah e tal, a malta é jovem... Logo penso nisso!" ERRADO! É bom pensar que estive num meio onde não havia esse tipo de preconceito de que se és gorda não és do nosso grupo. Por outro lado, comecei a pensar que "se calhar já perdia uns quilinhos..." E andei em diversas dietas, mas sempre sem grandes resultados, pois era algo que fazia só porque sim, porque queria ficar um bocadinho mais bonita ou sei lá bem o porquê e defenitivamente se não houver determinação a coisa vai descambar assim num piscar de olhos! E assim foi.
Hoje, tenho 22 anos e cerca de 96kg e o mesmo metro e 60. Exacto.... não parece nada saudável... Eu sei... Mas também quem olha para mim não diria que tenho este peso todo. Amigos, pensem bem: são quase 100kg! Quem conhece a minha mãe percebe melhor o que digo. Eu tinha quase o mesmo peso que ela e no entanto era muito menos larga. Mas foi isto que deu o click.... A minha cara já não era mais delgadinha, já não conseguia disfarçar com blusas a barriga e não havia como evitar ir a uma loja de roupa e pedir um 46 de calças. É mau... Acreditem... Começar a sentir-me cansada quando cantava, quando subia umas escadinhas, coisas simples tornavam-se diferentes no mau sentido. E a saúde é o mais importante. Pesar-me e olhar ao espelho e pensar: "Como é que me deixei chegar a este ponto?..." E foi aqui. Não havia como negar que tinha que ganhar juízo e determinação e perder muitos quilos.
Miúda*

Sem comentários:

Enviar um comentário